04 novembro 2013

Qual a diferença entre Tônico x Adstringente?

Olá pessoal, bom, assim como eu algumas de vocês também devem ficar perdidas com a quantidade de produtos disponíveis no mercado, muitos deles com praticamente as mesmas funções mas nomes diferentes, e cada um indicado para um tipo de pele.
Hoje trago a diferença entre o tônico e o adstringente, que apesar de terem funções parecidas, eles tem algumas diferenças e indicações diferentes, então vamos lá:

Começando com as semelhanças entre eles, os dois produtos têm como características em comum ajudar na limpeza profunda da pele e na tonificação dos tecidos. Já suas particularidades seguem as necessidades de cada tipo de pele.


O tônico é formulado com água e um ativo adstringente leve (como o extrato de hamamélis) e um calmante (azuleno). Pode também conter álcool e baixas doses de ácido glicólico ou salicílico, que retiram as células mortas. É bem aceito por qualquer tipo de pele. Existem tônicos com outras funções: hidratar, rejuvenescer... Há dois tipos de tônicos: o hidratante e o adstringente. O primeiro deve ser usado por pessoas que têm a pele seca e que necessitam hidratar o rosto. Já o segundo é indicado para peles mistas e oleosas.

o adstringente tem maior concentração de álcool e ácido salicílico comparado ao tônico,  ajuda a retirar o restante da oleosidade do rosto, diminui a produção de sebo e reduz o tamanho dos poros, além de prevenir o surgimento de cravos e acne. Assim como o tônico, deve ser usado após a limpeza da pele com sabonete.
Eu uso adstringente por ser mais indicado para minha pele que é oleosa, uso o da Clean&Clear que é bem baratinho. (é o primeiro da foto abaixo)

De acordo com a farmacêutica da Adcos, Andresa Borges, em entrevista à revista BOA FORMA, “todo adstringente é um tônico, mas nem todo tônico é um adstringente”.

Fiz uma tabelinha pra vocês visualizarem melhor as diferenças entre as funções de cada um deles:

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado, caso reste alguma duvida, deixe nos comentários.. beijos e até o próximo!

12 comentários:

  1. Nossa que legal fernanda, eu sempre tive essa dúvida mas nunca tinha ido atrás de ver o que era rsrsrs.

    Adorei o post!
    beijos.
    www.duasvezesm.com

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia de nada disso já faz tempo que não uso nenhum, tenho que comprar amei as dicas, também vou ficar com o adstringente : ).

    Mundo de Liina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Á um tempinho atrás eu tambem não sabia, foi quando eu fui pra comprar o meu que eu pesquisei sobre.. O da Clean&Clear é ótimo, faz um tempão que estou usando ele, custa em torno de R$15 R$18.. beijos!

      Excluir
    2. Valeu Fernanda quando você disse que era baratinho eu quis mesmo saber o valor, vou procurar : ).

      Excluir
  3. Oi Fe!!

    Nossa, muito legal o post, eu tinha mesmo essa duvida!
    Sempre passo por aqui e o Blog esta muito lindo!!!

    Tem sorteio la no meu blog. Deixo o Link ta linda? Beiijo.
    http://www.indomadas.com/2013/11/sorteio-de-lancamento-do-blog.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, que bom que tirei suas duvidas, já vou participar! beijos

      Excluir
  4. Muito legal!
    Eu não sabia nada disso...rsrs

    Bjs...

    nandaaflordapele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Realmente eu não sabia a diferença dos dois rsrs
    Adorei o post!
    Beijão!

    Se quiser dar uma passadinha no meu blog, sinta-se á vontade!
    http://donaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Layout feito por Fernanda Calheiros