04 novembro 2013

Qual a diferença entre Tônico x Adstringente?

Olá pessoal, bom, assim como eu algumas de vocês também devem ficar perdidas com a quantidade de produtos disponíveis no mercado, muitos deles com praticamente as mesmas funções mas nomes diferentes, e cada um indicado para um tipo de pele.
Hoje trago a diferença entre o tônico e o adstringente, que apesar de terem funções parecidas, eles tem algumas diferenças e indicações diferentes, então vamos lá:

Começando com as semelhanças entre eles, os dois produtos têm como características em comum ajudar na limpeza profunda da pele e na tonificação dos tecidos. Já suas particularidades seguem as necessidades de cada tipo de pele.


O tônico é formulado com água e um ativo adstringente leve (como o extrato de hamamélis) e um calmante (azuleno). Pode também conter álcool e baixas doses de ácido glicólico ou salicílico, que retiram as células mortas. É bem aceito por qualquer tipo de pele. Existem tônicos com outras funções: hidratar, rejuvenescer... Há dois tipos de tônicos: o hidratante e o adstringente. O primeiro deve ser usado por pessoas que têm a pele seca e que necessitam hidratar o rosto. Já o segundo é indicado para peles mistas e oleosas.

o adstringente tem maior concentração de álcool e ácido salicílico comparado ao tônico,  ajuda a retirar o restante da oleosidade do rosto, diminui a produção de sebo e reduz o tamanho dos poros, além de prevenir o surgimento de cravos e acne. Assim como o tônico, deve ser usado após a limpeza da pele com sabonete.
Eu uso adstringente por ser mais indicado para minha pele que é oleosa, uso o da Clean&Clear que é bem baratinho. (é o primeiro da foto abaixo)

De acordo com a farmacêutica da Adcos, Andresa Borges, em entrevista à revista BOA FORMA, “todo adstringente é um tônico, mas nem todo tônico é um adstringente”.

Fiz uma tabelinha pra vocês visualizarem melhor as diferenças entre as funções de cada um deles:

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado, caso reste alguma duvida, deixe nos comentários.. beijos e até o próximo!
Layout feito por Natane Narciso