03 janeiro 2014

Organize seu tempo em 7 passos - comece bem 2014

Oi pessoal, tudo bom? hoje vou dar algumas dicas que podem ajudar a aproveitar melhor o seu tempo.
Sabe aqueles dias que você acorda sabendo que tem um monte de coisas pra resolver, mas não sabe por onde começar? acaba que no fim nos pegamos assistindo TV ou de bobeira na internet, o dia vai embora rapidinho e não resolvemos nada.

Desde o ano passado eu percebi que um tempo bem administrado é um tempo mais proveitoso, mas do final do ano pra cá eu acabei relaxando nisso, então pra começar o ano sem desculpas desde o dia 01, comecei a anotar as tarefas da semana ordenadas em uma agenda, e acreditem, em um dia eu fiz tudo que provavelmente eu levaria uma semana pra fazer e tenho certeza que isso teve relação com o fato de ver tudo anotado, e querer eliminar logo as obrigações. Pra quem trabalha em casa como eu, sabe o quanto é difícil manter uma rotina, muitas vezes me pegava trabalhando de pijama, ou com a aba de um jogo ou distração aberta em quanto eu respondia um e-mail de trabalho, e o tempo acaba não rendendo:


Então vamos ás dicas que servem também para quem está de férias e quer aproveitar melhor o tempo:

1- Anote tudo oque você quer/precisa fazer:
Se puder anote por ordem de prioridade, não deixe sempre pra fazer o "chato" no final, tente se livrar o quanto antes de tarefas que não lhe agradam tanto, pois adiar é pior, post-it também podem lhe ajudar, quando lembrar de alguma coisa que precisa fazer logo anote, não confie tanto que você vai lembrar depois, pois nem sempre dá certo. Assim você organiza o seu tempo, não corre o risco de esquecer nada e vai perceber que sempre vai sobrar um tempo livre.

2- Nada de preguiça:

Se você trabalha em casa, ou está de férias e quer aproveitar, acorde, tome um banho e se arrume, com certeza vai fazer as coisas com mais ânimo, ainda mais com esse calorão que está fazendo! Nada de acordar e ficar enrolando pra levantar ou mexendo no celular. 

3- Tire um tempo para você:

Não deixe que a organização do tempo vire uma coisa chata. Sempre que puder reserve alguns minutos para uma pausa. Se você trabalha em casa estabeleça um expediente, evite trabalhar durante a madrugada.

4- Evite distrações:

Uma coisa por vez! nada de responder um e-mail ou até mesmo fazer um post enquanto tem milhares de abas abertas com o twitter, facebook e outros. Tenho certeza que é nessa hora que o fulaninho que não fala com você á tempos vai resolver puxar um papo e vai tirar completamente sua concentração.

5- Cuide-se:
Uma vida saudável também ajuda no seu desenvolvimento em tarefas diárias, nada de praticar levantamento de colher com nutella. Não tem como fazer academia? até mesmo 30 minutinhos de caminhada, pedalada ou corrida 3 vezes por semana perto da sua casa já é o suficiente, faça um cronograma alimentar e tente comer de 3 em 3 horas.

6- Saiba qual seu limite, não exija muito de si mesmo:

Não programe mais tarefas do que acha que vai conseguir fazer, você acaba criando expectativas e se frustando no final. 

7- Estabeleça recompensas:
Que tal 30 minutinhos de facebook ou 30 minutinhos livres caso cumpra uma tarefa antes do tempo? Não faltou seu curso/escola naquele dia que estava mega cansada? que tal um lanche especial na volta pra casa pra recompensar o cansaço? 

Embora eu já organize meu tempo, foi este vídeo da Lully que me ajudou a melhorar meus métodos, começar bem logo no inicio de 2014 e compartilhar isto com vocês, inclusive conheci e adotei o método Pomodoro que ela explica melhor no vídeo. Vale apena assistir:


Então é isso pessoal, espero que tenham gostado das dicas, se você tiver alguma dica legal deixe aqui nos comentários que eu vou adorar saber, um beijo e até o próximo!

7 comentários:

  1. Que dicas legais!! amei .
    Já estou seguindo o seu cantinho , te convido para conhecer o meu também

    Beijão ♥
    http://simplesfame.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. achei super interessante o seu post, estou meio relaxada mesmo, mais quero começar este ano de 2014 com tudo e deixar a preguiça de lado! Beijos

    Vem ver a retrospectiva 2013 aqui do blog ! Os posts mais bombados do ano !
    http://minhasapatilhadecetim.blogspot.com.br/2013/12/retrospectiva-2013-os-5-posts-que-mais.html
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, boa sorte *_* vou conferir, beijos!

      Excluir
  3. Adorei..Com certeza vou tentar seguir também rsrss..
    telminhabolosetortas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Pois é, gente! Organização, estabelecer metas e cumprir é o lema para que tudo que queremos que dê certo aconteça! Em todos os anos novos de nossas vidas!!!

    ResponderExcluir

Layout feito por Fernanda Calheiros